Resenha: Ides of Gemini – Old World New Wave (2014)

Assim como The Devil’s Blood e Jess and the Ancient Ones, o Ides Of Gemini é uma banda que também apresenta vocais femininos e foca no oculto. O trio formado por Sera Timms (vocal e baixo), Jason Bennett (guitarra) e Kelly Johnston-Gibson (bateria), tinha a missão de afirmar-se musicalmente e consolidar a sua proposta. A estréia, “Constantinopla” (2012), apresentava os instrumentos minimalistas e crus do black metal noventista, porém trazendo principalmente elementos de doom, post-rock e shoegaze; com o resultado soando despretensioso.

“Old World New Wave”, lançado pela Neurot Recordings, gira em torno da voz de Sera Timms; não pela falta de qualidade dos outros membros, mas sim pela excessiva técnica de Sera, que assombra com o seu vocal com momentos etéreos e quase operísticos. Bennett é uma incrível máquina de riffs densos, muito influenciado por Victor Griffin do Pentagram. Já a baterista soa simplista na maioria das vezes, mas nada muito prejudicial.

As letras falam de dualismos: forças opostas (yin-yang) com seus conflitos psicológicos e cada uma movida por um ideal. O foco é realmente a escola da psicologia analítica de Carl Jung, que descreve determinadas estruturas de transformação psico-espiritual. “May 22, 1453” pode resumir toda essa transgressão emocional; sendo uma canção ritualística sobre o eclipse lunar que teria previsto a queda de Constantinopla na mesma data.

“The Adversary” é um dos poucos momentos onde a guitarra de Bennett vence os vocais esotéricos de Sera; onde baixo e bateria se entrelaçam e a guitarra brilha de uma forma suja e pesada. As influências de Pentagram aparecem mais nitidamente em”Black Door” e “Fememorde”, que de fato são Doom. Há ainda atmosferas distintas, como a épica “White Hart” e os zumbidos de “The Chalice & The Blade”; mas as últimas duas faixa decepcionam a aura ocultista do registro, parecendo que não foram desenvolvidas corretamente.

Tracklist:
1. Black Door
2. The Chalice & The Blade
3. Seer Of Circassia
4. White Hart
5. May 22, 1453
6. The Adversary
7. Fememorde
8. Valediction
9. Scimitar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s