Resenha: Goat – Commune (2014)

A internet é a maior vilã e é a maior heroína do século XXI. Esta parece ser uma frase simplória e rasa, mas é o retrato dos tempos modernos. Ao mesmo tempo em que ela pode diminuir o contato social, devido as inúmeras tentações virtuais (ou apenas “ações sugadoras de tempo”), ela pode também encurtar distâncias, acabar com fronteiras. E só assim conheceriamos o Goat: uma banda surgida em um vilarejo sueco chamado Korpilombolo, de 529 habitantes.

Ser um grupo musical surgido no meio do nada pode não significar muita coisa, mas um dos grandes charmes desta banda é que ela é inspirada na mitologia nórdica e que ela é pensada como uma espécie de ritual voodoo. Aqui os membros não têm nomes e se vestem e usam máscaras como se fossem uma tribo. Parece exótico? Sim, não é apenas exótico, é folclórico. Porém, para sustentar todo esse carnaval existe uma musicalidade extremamente sólida, e este é o ponto principal aqui.

O termo “World Music”, que também serve para dar título a estreia do Goat (2012), faz sentido quando é aqui encaixado. Além de apresentar essas influências escandinavas nada convencionais, a banda ainda traz elementos de psicodelia britânica, sons vindos do mais arenoso sudoeste asiático e muita música africana. A reunião dessas etnias cria algo experimental e ácido, envolto sobretudo em um misticismo que necessita ser explorado.

“Talk to God”, com quase sete minutos, começa com o repicar lento dos sinos, a chamada solene para a adoração, e então a guitarra hipnótica toma o lugar. Como a própria banda, é uma canção urgente e intensa, exigindo atenção e ainda permanecendo muito misteriosa em seu núcleo. Todas as músicas fazem a trilha de um ritual espiritual; algumas próximas do acid-rock, como “Words” – com uma terrível energia; outras com elementos orientais (“The Light Within”); drones selvagens e libertadores (“Gathering of Ancient Tribes”); ou simplesmente psicodélicas, como “Hide From the Sun”, e estas viagens neuróticas geralmente não têm nacionalidade. E nem precisam ter.

Tracklist:
1. Talk To God
2. Words
3. The Light Within
4. Travel The Path Unknown
5. Goatchild
6. Goatslaves
7. Hide From The Sun
8. Bondye
9. Gathering Of Ancient Tribes

Deixe um comentário