Resenha: Merzbow + Xiu Xiu – Merzxiu (2015)

O Record Store Day parece ser uma data totalmente vazia e que já perdeu o seu real sentido a alguns anos. Veja bem, eu disse “parece”, pois ainda há uma luz no fim desse túnel cheio de caça-níqueis analógicos. E uma dessas exceções é o trabalho colaborativo de Merzbow e Xiu Xiu.

Sobre os autores do registro, Merzbow, projeto de Masami Akita, é um dos mais prolíficos artistas da cena noise japonesa. Já o Xiu Xiu, liderado por Jamie Stewart, pode ser considerado um dos principais e mais incompreendidos nomes dos últimos tempos da música experimental; mesclando elementos industriais, pops, eletrônicos e de art rock, embalados por narrativas melodramáticas sobre os vários horrores da vida moderna. Esta dupla havia se unido apenas uma vez anteriormente, em 2010, para um show no Le Poisson Rouge em New York.

Apesar do amplo potencial, o registro apresenta apenas duas faixas (uma em cada lado do vinil), ambas passando dos 17 minutos. É difícil explicar em termos mais específicos a sonoridade presente aqui, mas os conhecedores dos dois artistas podem encontrar semelhanças no que já foi produzido anteriormente: é como um álbum do Xiu Xiu, só que sem qualquer melodia ou qualquer estrutura com sentido coerente; e é como um álbum do Merzbow, trazendo uma enxurrada implacável de texturas de som alto e abrasivos e drones dissonantes.

Tracklist:
1. Lado A (untitled)
2. Lado B (untitled)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s