Cinco álbuns nacionais lançados no primeiro semestre de 2015 que você precisa ouvir

Primeiramente, é bom citar que eu intencionalmente não quis incluir EPs na lista, e apenas por este motivo não são citados Metá Metá, Herod e Ruido de Maquina (fica aqui a menção honrosa para ambos). Claro, que a lista poderia ter sido maior, mas destaquei os discos nacionais que eu mais ouvi e que mais me chamaram a atenção por algum motivo.

Ava Rocha – Ava Patrya Yndia Yracema

Da safra de lançamentos de artistas da “nova MPB” (se é que podemos chamar assim), a estréia solo de Ava Rocha foi o que mais me agradou. Ela havia lançado “Diurno” em 2011, ainda na banda Ava, onde a sonoridade não é tão livre e experimental como em “Ava Patrya Yndia Yracema”. As influências vão da tropicália ao samba-rock; como no pop-psicodélico de “Hermética” ou nos lindos arranjos em “Doce é o Amor”. Ouça o álbum na íntegra no site da cantora

Cadu Tenório e Eduardo Manso – Casebre

Envolvidos com alguns dos projetos nacionais mais desafiadores e experimentais dos últimos anos, Cadu Tenório (Victim!, Sobre a Máquina) e Eduardo Manso (Bemônio) se unem para este novo registro. As cinco faixas apresentadas aqui trazem uma oferta ampla de variáveis sonoras dentro do que poderíamos esperar de um trabalho pertencente à esfera noise; seja no clima caótico de “Rádio”; no som desconexo de “Descalço” – que possui um clipe feito de uma sequência de fotografias registradas nos anos 50 e 60, resgatadas por Cadu e sua esposa (assista clicando aqui); ou ainda a longa faixa-título, cheia de momentos dramáticos e com muita tensão. Baixe o álbum gratuitamente no Bandcamp.

Jair Naves – Trovões A Me Atingir

Por ter toda uma dose sentimental e reflexiva, a carreira solo de Jair Naves alcançaria algum tipo de intensidade natural, assim como o Ludovic – sua ex-banda. Os caminhos de seu primeiro disco solo – “E Você Se Sente Numa Cela Escura, Planejando a Sua Fuga, Cavando o Chão Com as Próprias Unhas” (2012) – são trilhados também aqui, onde cada letra é profunda e relata percalços e transformações ocorridas na vida. Entre o drama e a dor, o instrumental das músicas é incrível, e é até difícil citar apenas um destaque entre a levada que passeia pelo pop-rock, post-punk e indie. Mas me identifiquei muito com “Incêndios (O Clarão de Bombas a Explodir)”, que é também uma das minhas músicas favoritas lançadas este ano.

Kovtun – Androginóforo

Se eu tivesse que dar um único motivo para alguém ouvir “Androginóforo”, afirmaria apenas que é simplesmente a nata da música torta brasileira reunida. Kovtun é na verdade o projeto de Raphael Mandra, de Ribeirão Preto. Mandra convidou um nome diferente da cena experimental nacional para colaborar em cada uma das 14 faixas, onde ele produzia a base do material e cada convidado dava o seu toque final. Entre os participantes do ‘dream team’ estão Gustavo Jobim, Cadu Tenório, God Pussy, Dosanjos e Cássio Figueiredo; naturalmente o som é bem variado no leque de ruídos, indo do Dark Ambient ao Industrial. Ouça “Androginóforo” pelo site da gravadora Sinewave clicando aqui.

Mahmed – Sobre A Vida Em Comunidade

Apostando em toda a infinidade de opções que a música instrumental pode ter, os potiguares do Mahmed lançaram o seu primeiro full-lenght este ano, e que é uma evolução e tanto se comparado ao EP “Domínio Das Águas e Dos Céus”. Como era de se esperar pelo título, o play é uma trilha-sonora para invadir a melancolia do dia-a-dia. Essa visão fria e contemplativa da vida é feita por riffs bem escolhidos e pelas belas construções sonoras que passeiam pelo post-rock, jazz, eletrônica e até trip-hop (“Ian Trip”). Ouça-o pelo Soundcloud.

Anúncios

Uma consideração sobre “Cinco álbuns nacionais lançados no primeiro semestre de 2015 que você precisa ouvir”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s